Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

Agricultura

Produ??o de soja deve crescer 41,6% no Paran?

Terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 582 vezes


Ouvir matéria

 

O volume de soja colhida no Paraná deve aumentar 41,6% nesta safra em comparação com o ano anterior. A estimativa é do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), que leva em consideração fatores climáticos, tecnológicos e de mercado - como a redução na produção norte-americana.

 

 

O Deral estima que nesta safra serão colhidas 15,3 milhões de toneladas da oleaginosa no Estado. Em 2011/12, o órgão registrou colheita de 10,8 milhões de toneladas de soja. A marca deste ano seria a segunda maior da história – em 2010/11 os produtores colheram 15,34 milhões de toneladas.

 

Segundo o chefe do núcleo regional da Seab em Maringá, Romualdo Faccin, a expectativa é de que o agricultor colha entre 50 e 55 sacas por hectare. Na safra passada (2011/12), o desempenho foi de 40 sacas por hectare.

 

 

Ele atribui o incremento na produção às chuvas de dezembro e janeiro, que registraram média diária de 5 milímetros. "São os meses em que a soja está florescendo e formando grãos. Se chove nesta época, quando chega a colheita o agricultor sente que houve crescimento."

 

 

Diferentemente da realidade das regiões oeste e sudoeste, que amargaram períodos com a estiagem no final do ano passado e início de 2013, nas regiões noroeste e norte existe a expectativa de que sejam colhidos até 55 sacas por hectare.

 

 

"Na parte ‘de cima’ do Estado está bem melhor que no ano passado. Posso arriscar dizer que, se chover um volume considerável por mais duas vezes, a produtividade do norte paranaense vai ser a 2ª melhor do País", avalia Faccin.

  

Tecnologia e mercado

 

Outro fator que ajudou a incrementar a produtividade no lavoura paranaense é a utilização da novas técnicas de plantio.

  

"Hoje o agricultor está mais preocupado em colocar palha e restos de vegetais para adubar o solo. A cultura de colocar fogo no que restou da lavoura, que comprometia a fertilidade da terra, também foi abolida."

  

A redução na produção norte-americana também é um fator que incentivou o agricultor brasileiro a plantar mais soja, o que, consequentemente, aumentou a produção no Paraná.

 

Segundo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pela primeira vez na história o Brasil vai atingir a marca de 80 milhões de toneladas, devendo passar a produção dos Estados Unidos, que espera colher 66 milhões de toneladas na safra 2012/13.

  

Colheita

 

O período de colheita na lavoura de soja começa para valer em fevereiro e março. Mas propriedades rurais que ficam à margem do Rio Ivaí, nos municípios de Floresta, Itambé e Ivatuba, já estão com as máquinas trabalhando a todo vapor.

 

Segundo Romualdo Faccin, os agricultores optam por semear com antecedência para fazer o plantio do milho safrinha em fevereiro e março, escapando, assim, das geadas de junho/julho.

 

"Os plantios que são colhidos mais cedo possuem a tendência de produzir menos que a média. Mas é uma boa estratégia para plantar o milho na sequência. Essa é a tendência na região do Rio Ivaí", explica.

 

Ontem, o operador de máquinas agrícolas Osmar Vilela estava trabalhando com uma dessecadora na plantação de soja da família Dolfino. Lá, a colheita começa em no máximo 8 dias. A propriedade fica no km 125 da PR-317, no trecho entre Maringá e Floresta.

 

Segundo Vilela, outros agricultores da região já iniciaram a colheita. "Aqui está sendo feita uma aceleração do secamento das folhas da soja. As que estão verdes amarelam mais rápido com essa máquina", explica. A técnica serve para liberar o solo mais cedo para o plantio do milho safrinha.

 

Fonte: Renato Oliveira - http://digital.odiario.com

Maquinário para aplicação de dessecador em lavoura de soja na região de Maringá; chuvas ajudaram no desenvolvimento da planta, melhorando a produtividade. Crédito: Rafael Silva
Legenda: Maquin?rio para aplica??o de dessecador em lavoura de soja na regi?o de Maring?; chuvas ajudaram no desenvolvimento da planta, melhorando a produtividade.

 Galeria de Fotos

 Veja Também