Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná
(44) 3231-1222
contato@itambe.pr.gov.br
Terça-feira, 01 de novembro de 2011
Última Modificação: 25/01/2017 16:40:29 | Visualizada 151 vezes
Ouvir matéria
Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação.
Condições básicas para doar sangue:
- Sentir-se bem, com saúde- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional- Ter entre 18 e 65 anos de idade- Ter peso acima de 50Kg
Recomendações para o dia da doação:
- Nunca vá doar sangue em jejum- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores- Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação- Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade- Mulheres grávidas ou amamentando- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas- Usuários de drogas- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
O que acontece depois da doação?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.
O que acontece com o sangue doado?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
FONTE: g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/06/dia-mundial-do-doador-de-sangue.html
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde