Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná
(44) 3231-1222
contato@itambe.pr.gov.br
Quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Última Modificação: 25/01/2017 16:40:29 | Visualizada 307 vezes
Ouvir matéria
O dia mundial do Alzheimer é comemorado no hoje dia 21 de setembro, mas a doença que afeta cada vez mais pessoas ao redor do mundo, ainda gera muitas dúvidas. Os principais sintomas do portador de Alzheimer são os repentinos esquecimentos, lapsos, desorientação espacial e dificuldades em realizar tarefas simples.
Esta ainda é uma doença de causa desconhecida e sem cura, mas se detectada com bastante antecedência, os sintomas podem ser tratados, para adiar a fase terminal do Alzheimer. Neurologistas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, alertam para a doença, de causa desconhecida, que atinge 5 % da população com mais de 65 anos. Após os 80, a prevalência da doença é de 15%. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofrem com o mal.
Podemos perceber através da revisão da literatura que a atividade física tem influenciado de maneira positiva no tratamento da doença de Alzheimer, trazendo benefícios como: aumento da auto-estima, melhora da afetividade e do humor, melhora da capacidade de raciocino, coordenação motora, percepção e memória, diminuindo os índices de depressão, ansiedade e internações, conforme mostram os estudos já realizados.
Há é um grande consenso no sentido de prevení-lo mantendo o cérebro sempre em funcionamento. Mudar nossa rotina, jogar jogos de memória, fazer cálculos de cabeça, preencher palavras cruzadas...É interessante como simples atitudes podem nos ajudar a prevenir o Alzheimer.
Tente fazer um teste:
1) Use o relógio de pulso no braço direito;
2) Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
3) Ande pela casa de trás para frente;
4) Vista-se de olhos fechados;
5) Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
6) Veja fotos de cabeça para baixo;
7) Veja as horas num espelho;
8) Faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro.
Vale a pena tentar!
Fonte do teste: fisioterapiaquintana.blogspot.com/2010/01/exercite-o-cerebro-e-fuja-do-alzheimer.html
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde