Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

Empregos

Experi?ncia profissional vai al?m das fronteiras.

Domingo, 04 de setembro de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:40:41 | Visualizada 236 vezes


Ouvir matéria

 

Estágios são ótimas oportunidades para que os estudantes vivenciem na prática os ensinamentos compartilhados dentro da sala de aula e para que os empregadores conheçam os novos valores que despontam no mercado de trabalho. Entretanto, para tornar essa experiência ainda mais interessante para ambos, uma das possibilidades é investir em estágios internacionais.  

 

De acordo com Fernando Luiz Braga Van Linschoten, diretor executivo da Agência Brasileira de Empregos e Estágio (Abre), para os estagiários essa é a chance de, antes mesmo de se formar, agregar um importante diferencial em seu currículo.  

 

"Quem faz estágio internacional absorve traços de uma nova cultura, entra em contato com diferentes tecnologias e, certamente, no momento de uma futura contratação terá um diferencial que o deixará em uma colocação melhor do que a de seus concorrentes", afirma.  

 

Segundo o vice-presidente de intercâmbio corporativo da Aiesec Maringá, Paulo Ricardo Cortez, a globalização é uma tendência para todos os setores do mercado. Por isso, os profissionais que investirem desde cedo em uma formação com experiência fora das fronteiras brasileiras só têm a ganhar.  

 

"As empresas do exterior apresentam metodologias diferentes de trabalho, que dão aos estagiários uma bagagem que não encontrariam em seu país de origem", completa.  

 

Pedro Lema Mazzafera, 23, é acadêmico do 5º ano do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na próxima quinta-feira (8) embarca para um estágio na Índia.  

 

Apesar da distância de casa e da cultura extremamente diferente, ele espera aproveitar ao máximo os oito meses de estágio fora do Brasil e retornar mais preparado para exercer sua profissão.  

 

"Empresas grandes, como multinacionais, por exemplo, muitas vezes em seus processos seletivos exigem essa experiência. Acredito que será importante para mim e também para eles, pois se por um lado aprendo com a cultura indiana, por outro posso apresentar para eles um pouco do que é a nossa cultura", explica.  

 

Nelson Roberto Bertholini Júnior, 25, é formado em Psicologia e esteve por oito meses na Guatemala, estagiando no setor de Recursos Humanos de uma empresa farmacêutica.  

 

"Fui sem dominar um segundo idioma e retornei falando espanhol fluentemente. Contudo, os benefícios para mim não se restringem a isso. Foi incrível, pois não é somente o crescimento profissional que acontece. O crescimento pessoal também é muito significativo", diz.  

 

Via de mão dupla  

 

Além de ser um ótimo negócio para o estagiário, a ida de estudantes para fora do País também é positiva para as empresas daqui, que contratam profissionais mais preparados e que estão atualizados sobre as novas tecnologias e tendências do mercado.  

 

Desse modo, enquanto maringaenses investem em estágios no exterior, é cada vez mais comum empresas da cidade trazerem pessoas de fora para compartilhar conhecimentos, capacitar seus profissionais e, ainda, expandir seus negócios.  

 

Vagner Piovezana Bossolani é auxiliar administrativo da DB1 Informática e responsável pelo projeto de expansão da empresa na Índia. Ele conta que a empresa recebeu de janeiro a julho deste ano um indiano para exercer a função de programador.  

 

Essa foi a chance para compreender um pouco a cultura do colaborador estrangeiro, mostrar a ele os valores da empresa e começar a internacionalizá-la na própria Índia.  

 

"Após a vinda bem-sucedida desse primeiro estrangeiro, agora estamos viabilizando a chegada de um americano e de um outro indiano. Nossos objetivos são a longo prazo e temos a convicção de que são primordiais para nosso projeto de expansão" garante.  

 

Serviço 

 

Interessados em realizar um estágio no exterior podem entrar em contato com a Agência Brasileira de Estágios de Maringá, através do telefone (44) 3222-1414 ou acessar o site:www.portalabre.com.br.

 

 

Fonte: Fábio Castaldelli / www.odiario.com

Nelson: Estágio é garantia de crescimento profissional e pessoal. Crédito: Rafael Silva
Legenda: Nelson: Est?gio ? garantia de crescimento profissional e pessoal.

 Galeria de Fotos

 Veja Também