Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

CAPACITA??O

Falta de profissionais estimula abertura de cursos

Domingo, 17 de julho de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:08 | Visualizada 172 vezes


Ouvir matéria

 

O mercado profissional é dinâmico e necessita de profissionais capacitados para as mais diversas áreas de trabalho que surgem constantemente. Em função disso, as instituições de ensino superior e técnico de Maringá, por meio de pesquisas de mercado e de olho às necessidades do meio empresarial, oferecem opções para que as pessoas se capacitem e assim possam ocupar as vagas em aberto.  

 

No Senac Maringá, a técnica de relação com o mercado Beatriz Amaral Faneto informa que, até agosto, estão abertas as inscrições para o curso de técnico de enfermagem. Com três turmas já completas, a expectativa é que a quarta também seja fechada rapidamente.  

 

Um leque grande de cursos de capacitação estão com vagas abertas também no Senai Maringá. Para atender as necessidades do mercado, há opções na área de automoção industrial, confecção industrial, metalmecânica, tecnologia da informação, plásticos e polímeros, gestão industrial, entre outros.   

 

O coordenador de educação profissional do Senai Maringá, Cláudio Alves Batista, alega que falta no mercado profissionais qualificados para os mais variados setores. Até o próprio Senai acaba sofrendo com isso, segundo ele, que sente dificuldades para encontrar pessoas até mesmo para dar aulas nos cursos de capacitação.  

 

Faculdades visam o mercado  

 

Também entendendo essa ausência de gente preparada para atuar no mercado de trabalho, algumas faculdades de Maringá têm investido em cursos superiores de ensino de duração mais curta e mais direcionados. A Faculdade Cidade Verde (FCV) foi criada justamente com esse propósito no ano de 2005 em Maringá.  

 

O diretor geral da FCV, José Carlos Barbieri, informa que, além dos tradicionais cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, foram abertos os cursos de Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  

 

"Os cursos apresentam em comum o foco em alinhar a prática do dia a dia empresarial com estágios, projetos integradores e o foco específico, tão necessário ao tecnólogo que o mercado empresarial necessita".  

 

O vice-reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Wilson Filho, diz que nos últimos anos, os investimentos na ampliação da oferta de novos cursos se concentrou na área da Exatas e na área de Gestão, oferecendo cursos na modalidade presencial e a distância.  

 

Filho adianta que, para o vestibular de 2012, que ocorre em outubro deste ano, nove cursos novos serão oferecidos. A maioria deles são cursos de tecnologia, com duração menor, com destaque para o curso de Construção de Edifícios e o de Pilotagem Profissional de Aeronaves.  

 

"A falta de profissionais qualificados no ramo da construção civil tem sido um problema para o setor. Outros dois cursos que se destacam são os de Pilotagem Profissional de Aeronaves e o de Transporte aéreo. O crescimento do transporte aéreo de passageiros no país traz à tona mais um desafio ao setor: a falta de profissionais", afirma o vice-reitor do Cesumar.  

 

 

Capacitação 

 

Ligue nas instituições que oferecem cursos de capacitação: 

- Senai: 3218-5600

- Senac: 3262-6765

- FCV: 3220-6868

- Cesumar: 3027-6360

 

 

Fonte: www.odiario.com

Cursos mais práticos e curtos para atender a demanda do mercado Crédito: Assessoria/Cesumar
Legenda: Cursos mais pr?ticos e curtos para atender a demanda do mercado

 Galeria de Fotos

 Veja Também