Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná
(44) 3231-1222
contato@itambe.pr.gov.br
Segunda-feira, 20 de junho de 2011
Última Modificação: 25/01/2017 16:41:28 | Visualizada 612 vezes
Ouvir matéria
Logo que as primeiras cenas do curta-metragem "A Galinha ou Eu!" surgiram na tela montada em uma das principais avenidas de Itambé (42 quilômetros de Maringá) na noite de quinta-feira, era comum ouvir entre as mais de 600 pessoas que assistiram à estréia do curta comentários como:
"Olha lá o Zé", "Aquele ali é a Silmara". Para muitas pessoas da cidade de 6 mil habitantes, o cinema montado ao ar livre foi uma mistura de emoções.
Em rostos das mais variadas idades, desde crianças acompanhadas dos pais, até adolescentes em grupos, senhores, senhoras e senhoritas de várias idades, viam-se rostos repletos de nostalgia, risos, comoção e até uma pitada de nojo quando a galinha é devorada em uma das cenas finais (o vídeo conta a história real de uma menina que joga uma galinha em uma privada de um sítio e, anos depois, quando a privada é demolida, a galinha continua viva).
O filme foi escrito e dirigido por Denízia Moresqui, professora de Itambé, após ser selecionada pelo projeto Revelando os Brasis.
A recepcionista Lucilene Fernandes é de Itambé e atualmente mora em Maringá. Como ela estava de férias visitando a mãe, fez questão de ver o curta de Denízia. Assistiu aos quinze minutos do "filme" (na verdade, um video digital )com um sorriso no rosto e uma expressão de nostalgia.
"Achei muito legal e interessante. Eu mesma tive uma história parecida com a da Denízia, mas comigo a galinha caiu em um poço e conseguimos resgatá-la", contou. "Muita coisa do filme me lembrou da minha infância. O sítio, a soja e a própria Itambé".
O casal Mauro Sérgio Messias, 37, e Silvana Celia Campos Messias, 34, também gostaram do vídeo. Para Mauro, que é segurança, a sessão ao ar livre trouxe uma expectativa muito grande. "É o primeiro filme que fala da cidade. Gostei, pois a gente recorda de muita coisa".
A dona de casa Silvana diz que foi emocionante ver um video em que ela conhecia todo mundo que estava na tela. "Foi um filme que lembra o tempo da família, do sítio. Traz recordações muito fortes. E é um vídeo com muita criatividade. Pena que foram só quinze minutos", disse.
Outras telas
O Circuito Nacional de Exibição do projeto Revelando os Brasis estará hoje em Curitiba, amanhã em Rio Azul (PR), na terça em Irineópolis (SC) e no dia 23 em Dionísio Cerqueira (SC)
Confira o RAIOX:
www.youtube.com/raioxpetrobras
- Raio X Episódio 4
www.youtube.com/watch?v=IgpEiuXruPs
A equipe do Raio X vai com Denízia até Curitiba para acompanhar a edição do curta "A galinha ou eu". Ela e a editora trocam impressões sobre o trabalho. Denízia finalmente vê sua história virar um…
5º episódio do RAIO X PETROBRAS: acesse link abaixo.
www.youtube.com/watch?v=Ifxoi3DFKrs
Raio X: trailer do episódio final. Não perca
www.youtube.com/watch?v=OZx_s5YXsY4
caso não acesse, copie o cole o link no navegador da internet.
Fonte: Fábio Massalli-maringa.odiario.com