Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná
(44) 3231-1222
contato@itambe.pr.gov.br
Segunda-feira, 13 de junho de 2011
Última Modificação: 25/01/2017 16:41:28 | Visualizada 537 vezes
Ouvir matéria
A sustentabilidade socioambiental, pelo menos no setor da construção civil em Maringá, ainda é muito mais uma estratégia de marketing do que algo efetivamente visível na prática.
Essa foi a conclusão do jornalista Antonio Carlos Moretti, que desistiu de construir uma casa ecologicamente correta, devido às dificuldades em encontradar materiais de construção, mão de obra qualificada e, sobretudo, à falta de interesse por parte de profissionais da área.
Precisando de moradia, ele diz não ter tido tempo para insistir em seu ideal e se viu ‘forçado’ a comprar uma casa construída de forma convencional. "A única coisa que fiz foi colocar portas de madeira renovada. No mais, tive uma dificuldade violenta. Eu precisava reformar a casa, não tinha como correr muito atrás, então tive que me adequar. Não fiz nada daquilo que eu gostaria", lamenta.
O advogado Alberto Abraão também afirma ter o sonho de construir uma casa ecologicamente correta. No entanto, em seu terreno, localizado em um condomínio horizontal, apenas a cor da grama é que empresta o tom verde.
Ele informa que a construção está parada porque também se deparou com dificuldades não só em encontrar materiais, mas profissionais que saibam e aceitem trabalhar com materiais sustentáveis, além do alto preço de determinados produtos "verdes" no mercado, como madeiras certificadas e tijolos ecológicos.
Tijolo ecológico, aliás, foi o produto em que o empresário Anderson Carbone apostou todas suas fichas. Ele investiu cerca de R$ 30 mil na abertura de uma fábrica em Sarandi.
"Muitos pedreiros e mestres de obras se recusam a trabalhar com o tijolo ecológico, porque não sabem trabalhar com o material", disse. A produção, hoje, está parada e a empresa só conseguiu vender tijolos ecológicos para viabilizar apenas um projeto - uma casa de 70 metros quadrados.
"Uma casa construída com tijolo ecológico tem o dobro de isolamento acústico e térmico, além de outros benefícios. A qualidade de vida dos usuários do imóvel é muito melhor", comenta o empresário.
Meio Ambiente
Material ecológico são artigos de origem artesanal ou industrializada que não poluam, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: www.odiario.com/