Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

Agricultura

Secretaria da Agricultura lan?a novo edital do programa Trator Solid?rio.

Terça-feira, 29 de março de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:51 | Visualizada 185 vezes


Ouvir matéria

 

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, assinou nesta terça-feira (29) o edital de credenciamento que possibilita a empresas e revendedoras de tratores de todo o País participar do Programa Trator Solidário. A previsão do governo do Estado é entregar até 4 mil tratores nos próximos quatro anos.

 A partir da próxima segunda-feira (04), os escritórios locais da Emater-PR de todo o Estado estarão aptos a receber os pedidos dos agricultores para em seguida serem elaboradas as pré-propostas que darão acesso ao pedido de financiamento dos tratores.

 O programa foi suspenso no final do ano passado para revisão e agora está sendo relançado, dando ao agricultor familiar mais opção de escolha na hora de comprar o trator. Segundo Ortigara, o governo do Estado está cumprindo um compromisso de campanha: dar continuidade aos programas que estão dando certo.

 O edital de relançamento do programa será publicado no Diário Oficial do Estado e em jornais de grande circulação no Paraná na próxima quinta-feira (31), para dar ampla visibilidade a todas as empresas interessadas em aderir ao processo de credenciamento, que posteriormente seguirá para homologação do governador Beto Richa.

 Conforme o novo edital, os preços foram fixados em R$ 48.300,00 para o trator de 50 CV de potência e de R$ 62.400,00 para o trator com no máximo 75 CV de potência. Essa tabela apresenta um reajuste de 6,62% e 7,58%, respectivamente, para os dois tratores em relação aos preços praticados até o final do ano passado.

 Os preços dos tratores foram reajustados após estudos que levaram em consideração fatores como inflação do período, elevação dos custos dos componentes utilizados na fabricação, preços médios de mercado fornecidos por meio de orçamentos pelos fabricantes e concessionárias, sem perder de vista o poder aquisitivo do público-alvo do programa: os agricultores familiares.

 RECURSOS – O programa Trator Solidário representa uma articulação do governo do Paraná e governo federal com os agentes financeiros, que oferecem recursos com baixas taxas de juros para os agricultores familiares, e as empresas fabricantes de tratores, que fornecem os equipamentos conforme os valores fixados pelo edital.

 O resultado é um ganho expressivo para os agricultores familiares, que conseguem crédito mais barato para a compra de equipamentos de qualidade. Com isso, o governo do Estado auxilia na mecanização da pequena propriedade, disse Ortigara.

 O programa prevê a participação de agentes financeiros como Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento Extremo Sul (BRDE), por meio do Sicredi e Cresol, que vão oferecer linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 O prazo para pagamento dos financiamentos dos tratores será de até 10 anos, com carência de até 2 anos, e a garantia da equivalência em produto. A equivalência é um bônus garantido pelo governo do Estado, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico – gerenciado pela Agência de Fomento do Paraná S/A. Os juros para os financiamentos serão os mesmos das linhas de crédito do Pronaf, em média de 2% ao ano.

 O bônus/equivalência será concedido aos beneficiários do programa sempre que o preço médio de mercado do milho calculado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura ficar abaixo do valor mínimo da época da contratação do financiamento. O percentual entre o preço médio de mercado e o valor mínimo do milho será igual ao bônus/equivalência.

 SERVIÇO:

 A partir desta quarta-feira (30), as empresas interessadas em participar do Programa Trator Solidário poderão retirar o edital no seguinte endereço:

www.comprasparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=7.

 Os documentos necessários, constantes do Edital 002/2011, deverão ser entregues em invólucro lacrado, com o seguinte endereçamento:

 Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB – Trator Solidário – Comissão de Credenciamento com sede na Rua dos Funcionários n° 1.559 – CEP – 80.035- 050 – Curitiba – PR

 

Fonte: www.aen.pr.gov.br

 Veja Também