Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná
(44) 3231-1222
contato@itambe.pr.gov.br
Quinta-feira, 30 de abril de 2015
Ouvir matéria
No primeiro trimestre deste ano foram concluídas 171 realizadas nos municípios, com recursos repassados pelo governo estadual. O número é quase três vezes maior que o previsto inicialmente – que era de 61 obras. Os dados foram apresentados pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, durante a 135ª reunião ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade, realizado nesta terça-feira (28), em Curitiba.
Na reunião, o Conselho analisou e aprovou o relatório de gestão do exercício de 2014 e, também, apresentou o relatório de homologações entre 16 de dezembro de 2014 a 24 de abril de 2015.
No encontro, o secretário falou sobre a dificuldade que os municípios enfrentam para a elaboração dos projetos. “Infelizmente não podemos liberar recursos sem que o prefeito traga o projeto pronto. O Paranacidade, por meio de consultorias e capacitação, ajuda os municípios a elaborarem os projetos.
O Paraná, segundo ele, conseguiu diminuir de quatro meses para 30 a 35 dias o prazo para aprovação dos projetos na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A gerente da STN, Ho Yin Cheng, disse que a agilidade virou referência para o País. “Essa essa agilidade se deve ao modelo do Paranacidade, de apoiar os municípios na elaboração dos projetos”, disse Ratinho Junior.
Participaram da reunião o secretário estadual da Fazenda e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano, Mauro Ricardo Machado Costa; os representantes da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Cylleneo Pessoa Pereira Junior, e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski; os vices-presidentes da Federação do Comércio do do Paraná, Luiz Carlos Borges da Silva; do Instituto de Arquitetos do Brasil-PR, Cláudia Cristina Taborda Dudeque; da Federação das Indústrias do Paraná, Hélio Bampi, e do Instituto de Engenharia do Paraná, Gilberto Piva.
Fonte: AEN - Agência de Notícias