No melhor estilo dos grandes festivais, a Copa do Mundo 2010 começou com um show musical colorido e barulhento, nesta quinta-feira. O palco armado no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, na cidade de Joanesburgo, intercalou artistas africanos e alguns dos maiores astros pop do mundo, como Black Eyed Peas, Alicia Keys e Shakira. Cantaram para cerca de 40 mil pessoas, muitas delas com a bandeira da África do Sul nas mãos. O futebol só apareceu em alguns vídeos de Copas anteriores e na apresentação da taça. Já a Fifa marcou presença nos discursos de Joseph Blatter e Jerome Valcke e na campanha pela educação que permeia o Mundial.
Tambores africanos iniciaram o show, abrindo espaço para a música “Pata Pata”, sucesso dos anos 1960 da cantora sul-africana Miriam Makeba. O projeto inicial previa a presença da própria Makeba no palco, mas ela morreu em 2008, vítima de um ataque cardíaco. Após a primeira exibição musical, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, entrou no palco ao lado de Jacob Zuma, presidente da África do Sul.
Blatter foi o primeiro a discursar. Disse que a meta da Fifa e da Copa não é apenas promover o esporte, mas também ajudar a levar educação às crianças. Na sequência, prestou sua homenagem à África. “Estou muito feliz de estar em Soweto. A Fifa está muito orgulhosa de estar na África do Sul. Futebol não é só um jogo, é uma forma de conectar as pessoas”, afirmou.
Jacob Zuma, por sua vez, agradeceu a Fifa em nome do país-sede. “Muito obrigado. Eu gostaria de dizer que a África do Sul está muito feliz de sediar a Copa do Mundo. Agradecemos a Fifa por ter tomado a decisão de trazer a Copa pela primeira vez para o continente africano”, disse Zuma, que também falou aos sul-africanos. “Gostaria de agradecer os sul-africanos por terem recebido nossos convidados de forma tão calorosa”.