Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Inscri?es para o Enem 2011

Inscri?es para o Enem 2011 come?am nesta segunda-feira

Segunda-feira, 23 de maio de 2011


Ouvir matéria

Prazo para garantir a participação vai até as 23h59 do dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 serão abertas nesta segunda-feira, 23, a partir das 10 horas, e vão até as 23h59 do dia 10 de junho. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.inep.gov.br/enem e custam R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública e candidatos que declararem carência socioeconômica são isentos da taxa. O Ministério da Educação prevê 6 milhões de inscrições. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá infdicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

Será emitida uma guia, no valor de R$ 35, que deve ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. O pedido de isenção de taxa deve ser feito durante a inscrição. Poderam solicitar o benefício, alunos que vão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública, pessoas que comprovem baixa renda familiar.

O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Comprovante da Inscrição estará disponível no site do Inep.

Recursos

O edital não prevê a possibilidade que o estudante recorra da nota obtida na prova de redação. Na edição do ano passado, candidatos entraram com ações no Ministério Público pedindo revisão das notas obtidas, mas os pedidos foram negados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Malvina afirmou que a possibilidade de revisão ainda está sendo discutida com o Ministério Público. Ela considera justa a reivindicação, mas disse que caso fosse dado aos alunos essa possibilidade, os resultados do Enem demorariam muito para ser publicados o que pode atrapalhar o cronograma das instituições de ensino superior que usam o exame em seus processos seletivos.

A correção das provas de redação seguirá o mesmo esquema da edição anterior do Enem. Dois técnicos corrigem o texto e caso haja divergência maior do que 300 pontos – a nota varia de zero a mil – um terceiro professor é chamado para avaliar e dar a nota final.

2012

A partir do ano que vem a avaliação terá duas edições. A primeira está programada para 28 e 29 de abril, e a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Gazeta do Povo

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS