Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Saúde

Sábado tem dia D da campanha de multivacinação em todo Estado

Sexta-feira, 23 de setembro de 2016


Ouvir matéria

Unidades de Saúde de todo o Paraná estarão abertas neste sábado (24) para o Dia D da Campanha de Multivacinação. Ao todo, 14 vacinas serão ofertadas gratuitamente. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos, além de completar o esquema de imunização daquelas com idade entre 9 e 14 anos.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, esta é a oportunidade dos pais levarem seus filhos para atualizar a carteirinha de vacinação. “Faremos uma grande mobilização neste sábado, com atividades especiais para as crianças. Por isso, pedimos que reservem um momento do dia para levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa”, destacou.

As vacinas que estarão disponíveis são: HPV, dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP (poliomelite injetável), VOP (poliomelite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

É importante que os responsáveis não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação e um documento oficial da criança. A medida permite que os profissionais de saúde avaliem o esquema vacinal e indiquem a aplicação das doses que faltam.

“Ter o esquema vacinal completo favorece o desenvolvimento saudável da criança. Atualmente, a vacinação é uma das principais estratégias de proteção”, reforçou Caputo Neto, que participará das atividades no sábado, em Foz do Iguaçu.

DENGUE – Em 30 municípios, também acontecerá o último dia de vacinação contra a dengue. De forma pioneira, o Paraná foi o primeiro Estado das Américas a realizar uma campanha de imunização contra a doença. Quase 200 mil pessoas já foram beneficiadas.

“O Paraná saiu na frente e está ofertando a vacina contra a dengue de forma gratuita na rede pública. Pedimos que quem faz parte do público-alvo não perca esta chance e se proteja o quanto antes", informou o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

Os municípios de Paranaguá e Assaí, que estão vacinando pessoas a partir de nove anos contra a dengue, devem ter um cuidado especial. As crianças que foram imunizadas devem respeitar um intervalo de 30 dias para uma nova vacina.

Além deles, fazem parte da campanha contra a dengue: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Mello, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS