Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

NOSSA CIDADE / História

A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE

Assim como inúmeros municípios da mesorregião Norte do Paraná, Itambé é fruto da obra colonizadora da Companhia de Terras Norte do Paraná, que adquiriu, inicialmente, junto ao governo do Paraná, 415.000 alqueires de terras férteis situadas entre o rio Paranapanema, Ivaí e Tibagi. Com sede em Londrina (1929) efetuou o maior empreendimento agro-imobiliário do Brasil, promovendo a agricultura no restante das terras.

Até os anos 50 a colonização já havia proporcionado o surgimento de cidades pólos regionais como Londrina e Maringá. Entre estas duas cidades, um eixo de 100 Km contendo 9 cidades alinhadas pela orientação da ferrovia e rodovia principal.

Após Maringá, três eixos direcionais surgem e são colonizados no pós-guerra: Maringá – Paranavaí; Maringá - Campo Mourão; e, Maringá - Cianorte-Umuarama.

Por volta do mês de janeiro de 1947, chegaram às terras, onde se localiza o atual município de Itambé, os primeiros povoadores, destacando-se Paulo Tuti, Paulo Xavier, Paulo Bogenscheneider, Augusto Mineiro, Carlos Bobbo, Gaudêncio Severo Luiz, Antonio Naujalis, João Rodrigues Gomes, Otto Morais de Souza, Gumercindo Amaral, Pedro Bastos Pereira, José Guerra, Francisco Albino, Mário Machado, Gabriel C. de Freitas, João Cristino de Freitas, José Joaquim Pereira, Luiz Lopes, Antonio César de Oliveira e Manuel Palazzo.

Com o passar do tempo mais famílias se deslocaram para Itambé e o traçado urbano foi surgindo paralelo às lavouras de café e cereais, até que em 1950 através da Lei 790, o patrimônio de Itambé, foi elevado a distrito de Marialva e ainda em 11/11/51 a Distrito Judiciário.

O progresso da agricultura e dos demais segmentos motivou um movimento visando à emancipação político-administrativa, que se concretizou no dia 25 de julho de 1960, quando Itambé tornou-se Município autônomo através da Lei Estadual 4.245.

A instalação oficial ocorreu em 30 de novembro de 1961, quando tomaram posse o prefeito e os vereadores, eleitos pelo voto popular.

           A Etimologia - ITAMBÉ: De origem tupi “i’ta”... pedra +  “aim’bé”... Afiada, penedo, pontiagudo: Paredão de montanha, o despenhadeiro, pedra áspera. (AN) O historiador J.F. da Fonseca, em Viagem ao Redor do Brasil, define o termo como beiço de pedra, Xavier Fernandes interpreta como pedra ôca, e Aurélio Buarque de Holanda classifica como despenhadeiro, precipício.

 

Aniversário:

- 25 de Julho

- Lei Municipal nº 1008/09 de 13/03/2009.

 


Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS