Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Seguran?a

Servi?o de resgate a?reo do Estado salva 400 vidas

Segunda-feira, 05 de agosto de 2013


Ouvir matéria

Em dois anos e meio, de janeiro de 2011 a julho de 2013, o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER) do Governo do Estado salvou 300 vidas, com a remoção ou o resgate de pessoas que precisaram de atendimento médico de urgência e foram transportadas de helicóptero para hospitais de grandes centros. Além disso, as aeronaves gerenciadas pela Casa Militar fizeram a remoção de cerca de 100 pessoas.

Esse serviço de remoção e resgate de pessoas que necessitam atendimento de urgência foi ressaltado durante o encontro que o governador Beto Richa teve nesta sexta-feira (02.08) com o prefeito e a comunidade de Grandes Rios, no Norte do Estado. Richa esteve, também, em Cruzmaltina, Lidianópolis e Faxinal para tratar das novas ações do Estado nestes municípios, dos projetos em andamento e dos já concluídos.

Com pouco mais de seis mil habitantes, Grandes Rios já recebeu quatro vezes o helicóptero GRAER para o transporte de urgência de pessoas que haviam sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC) para grandes centros. “Ligamos para a base aérea e em 15 minutos os helicópteros chegam em 15 minutos. Cinco minutos depois do embarque as pessoas já estão em Londrina ou Arapongas para receber o atendimento”, contou o prefeito Antonio Cláudio Santiago.

“Se fosse ambulância, teríamos que percorrer uma hora e meia até Londrina, que é a maior cidade da região. Tempo demais para quem precisa de socorro”, explicou o prefeito. “Essa ação do governo dá muita segurança para a população dos pequenos municípios.”

O governador Beto Richa disse que 70% da frota aérea do Estado são destinados à saúde. “Os helicópteros têm atendido um grande número de pessoas em situação de urgência ou emergência e, também, no transporte de órgãos para transplantes”, disse Richa. “Só quem passa por essa situação, os familiares e médicos que atendem esses pacientes, sabem que cada minuto é precioso para salvar uma vida”, afirmou Richa.

NOVA GESTÃO - Os resultados alcançados em dois anos e meio são parte do esforço do Governo do Estado na desburocratização e humanização do serviço de saúde. Richa disse que na gestão passada era necessária a autorização expressa do governador para uma aeronave decolar do aeroporto Bacacheri. “Temos a consciência de que cada minuto é precioso para o sucesso de um atendimento médico, que pode salvar uma vida”, destacou.

O GRAER possui duas bases, a de Curitiba, e a de Londrina, que foi instalado há 9 meses e que reforçou os serviços de resgate e remoção no Paraná. É a primeira unidade do interior e atende 90 municípios da região Norte, onde vivem cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Além das ações de saúde, o GRAER atua também em ocorrências policiais, no patrulhamento aéreo policial, atendimento a bombeiros, combate a incêndio. No total, de janeiro de 2011 para cá foram realizadas 981 missões.

TRANSPLANTE - O serviço de apoio médico ofertado pelo governo estadual foi reforçado com o serviço de transporte de órgãos para transplante. Só em 2012 foram transportados 155 órgãos para a Central de Transplante. O atendimento é feito pelo departamento de Transporte Aéreo do Governo, gerenciado pela Casa Militar.

O transporte de órgãos praticamente inexistia em gestões passadas. “Nos primeiros dias da gestão autorizei a utilização da frota aérea para quaisquer situações de emergência”, afirmou o governador Beto Richa.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS