Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Sensação térmica

Afinal, o que é sensação térmica?

Quarta-feira, 04 de agosto de 2010


Uma massa de ar frio fez com que a temperatura despencasse em municípios do Sul do Brasil. Chegou a nevar na serra gaúcha – o primeiro registro do ano no Rio Grande do Sul. Em dias frios como esses, por que a temperatura dos termômetros sempre parece maior do que a que sentimos? Essa é uma dúvida frequente. Ontem em Curiti­ba, enquanto os termômetros marcaram entre 6,4ºC e 10,4ºC, quem caminhava pelas ruas sentia na pele um frio de 3ºC a 5,5ºC. Isto é fruto da sensação térmica, termo muito usado em previsões do tempo, que representa uma variável meteorológica que indica a percepção que temos da temperatura do ar combinada com a velocidade do vento.

Já em Santa Catarina, enquanto os termômetros marcavam ontem -2ºC e 0,1ºC em Urubici e São Joaquim, por exemplo, a sensação térmica chegou a -17ºC e -10ºC, respectivamente, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
“Os fatores climáticos, como umidade, densidade e velocidade do vento, afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar”, explica José Felipe Farias, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec). Isso significa que o corpo pode perder calor mais rápido. Assim, pode até não estar tão frio, mas a sensação de baixa temperatura é intensa. O fenômeno também pode ser observado no calor, quando a presença de vento diminui a sensação de temperatura.

Em relação à umidade relativa do ar, quanto mais seco, mais frio. Contudo, a tendência é que, sem a umidade, as nuvens vão embora. Assim, com sol, durante o dia, as temperaturas são elevadas pela irradiação de calor. Por isso, sem as nuvens, os dias são mais quentes e as noites geladas. No calor, a umidade influencia muito mais os índices de sensação térmica. “Quanto mais umidade, maior é o desconforto, pois a transpiração fica dificultada”, diz Vanessa D’Ávila, meteorologista do Simepar.

O índice da sensação térmica é calculado através da equação matemática de Wintchill que a determina a partir do valor da temperatura e da velocidade do vento. Na proporcionalidade, quanto maior o vento, menor a sensação térmica. Por exemplo, se o termômetro marca 16 graus e o vento está a 10 metros por segundo, a sensação térmica será de 8 graus.

Para ficar quentinho

Quando a sensação térmica está muito baixa, é importante tomar algumas medidas para manter-se aquecido e saudável para não deixar que o frio atrapalhe o dia a dia. Comer bem é a primeira recomendação. “A orientação que damos é que a pessoa capriche na alimentação para fornecer energia para esse período de maior gasto”, diz Jairo Sponholz Araújo, pneumologista do Hos­pital de Clínicas. Alimentos quentes, como sopas, são ideais para aquecer o corpo. Não dá para esquecer também de se hidratar, mesmo sem sede. Com água, o organismo eleva suas defesas e a pele não resseca tanto.

Cuidar do vestuário também é essencial. “No Brasil, não temos costume de adequar nossas roupas ao frio, ficamos com a mesma roupa dentro e fora dos ambientes”, diz Araújo. É preciso prestar atenção para não se agasalhar demais em ambientes fechados ou de menos em externos, para não transpirar, resfriar o corpo e pegar um vento, favorecendo a transmissão de doenças. “As pessoas têm ideia de que o vento, o frio e a chuva fazem a doença, mas eles apenas facilitam”, afirma.

Ao retirar agasalhos do armário, o pneumologista recomenda lavagem ou banho de sol, pois ao longo dos meses, elas acumulam pó e mofo, o que pode irritar o nariz e trazer crises de alergia. Já para evitar a transmissão de doenças, é sempre bom lembrar de manter circulação de ar em ambientes fechados e lavar sempre as mãos. “Indivíduos doentes precisam de cuidados adicionais”, relembra o médico.

Negativas
Cidades gaúchas e catarinenses registraram as menores temperaturas do país ontem. Confira quanto marcaram os termômetros:

> Cambará do Sul (RS) -2,3ºC

> Urubici (SC) -2ºC

> Bagé (RS) -1,5ºC

> Sant’Ana do Livramento (RS) -1ºC

> Bom Jesus (SC) -1ºC

> São Joaquim (SC) 0,1ºC

> Santa Maria (RS) 0,2ºC

Fonte: Gazetado Povo

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS