Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

MEC descarta Enem semestral

Para substituir vestibulares de inverno, minist?rio acena com nova edi??o do Sisu, usando as notas do Enem feito no fim de 2009

Quinta-feira, 11 de março de 2010


Ouvir matéria

O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou ontem que não haverá uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no meio de 2010, como o governo pretendia. A decisão afeta universidades que fariam seleções de inverno, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Haddad levantou a possibilidade de uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no meio do ano, usando as notas do Enem 2009. A UTFPR adiantou que pode aderir novamente ao sistema e a tendência é que outras universidades sigam o mesmo caminho.

Mesmo diante de problemas com o Enem e nesta primeira edição do Sisu (leia mais abaixo), do qual participam 51 instituições federais, o chefe do Departamento de Processos Seletivos da UTFPR, Jair Almeida, ressalta que a instituição não pensa em fazer vestibular próprio. “O vazamento da prova do Enem atrasou o calendário e as pessoas ainda estão sendo chamadas. A sobra de vagas ocorreu porque o sistema é muito lúdico”, diz.

O Sisu está na fase de matrícula dos aprovados em terceira e última etapa e, na semana que vem, uma lista de espera será divulgada. Esta última etapa ofereceu uma sobra de 21.701 vagas (45,3% do total) em todo o país. Só na UTFPR, foram 1.232 vagas (44,2% do total).

De acordo com Almeida, a ideia é antecipar o período de inscrições ao Sisu de inverno para maio, a fim de evitar a sobra de vagas após o início das aulas, como ocorre neste primeiro semestre letivo. A UTFPR não informou como está a procura por matrículas nesta última etapa devido a falhas no Sisu, que ficou fora do ar para as instituições.

Novo Sisu

A decisão oficial da abertura ou não de um novo Sisu por parte das instituições de ensino superior só deve sair em 24 de março, quando os reitores estarão reunidos com representantes do Ministério da Educação (MEC). O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, adiantou que as universidades seguramente irão optar pela abertura do Sisu no meio do ano. “Entendemos que o Sisu é um processo em construção e pode ser aperfeiçoado. Estamos aguardando a conclusão total deste primeiro ingresso para propor melhorias”, afirma.

O presidente da Andifes ressalta que o Enem não tem data de validade e, portanto, não precisa ser usado apenas no processo seletivo que ocorre na sequência do exame. Ele explica que a diferença, caso o Sisu seja aberto no meio do ano, é que não haverá ingresso de novos estudantes. E, para os estudantes que não foram bem no Enem 2009, não haveria chance de tentar melhorar seu desempenho.

A UTFPR ainda não divulgou o número de vagas que deve ofertar no meio deste ano. No vestibular de inverno do ano passado, 11.141 candidatos disputaram 2.331 vagas. Em 2010, o número de vagas deve ser maior, pois houve abertura de novos cursos.

 

Fonte: Tatiana Duarte

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS