Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Justiça

Paraná lança campanha de combate às doenças e acidentes no trabalho

Segunda-feira, 17 de abril de 2017


Ouvir matéria

O Paraná lança nesta segunda-feira (17.06) a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que faz parte do movimento Abril Verde. O tema deste ano é Conhecer para Prevenir. O lançamento será no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, com início às 16 horas. 

O Governo do Estado participa da campanha, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e da Secretaria da Saúde.

A campanha é de âmbito nacional e no Paraná as atividades serão realizadas sob a coordenação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em parceria, além do Governo do Estado, com o Ministério Público Federal do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, prefeitura de Curitiba e INSS. 

Segundo dados da Previdência Social, no Paraná ocorrem, em média, 55,1 mil casos de acidentes e doenças do trabalho por ano, com 230 óbitos anuais. Estatisticamente isso quer dizer que uma pessoa morre a cada 38 horas, vítima de acidente ou doença do trabalho. Já os casos de invalidez, são 1,3 mil por ano no Estado - um a cada seis horas.

No Brasil, os dados são de 710 mil casos, com 2.800 mortes por ano (ou oito por dia ou, ainda, uma morte a cada três horas). São 15 mil casos por ano de acidente ou doença incapacitante. 

“Há uma perda incalculável com os acidentes de trabalho. Um pai, uma mãe ou um filho que morre em acidente no causam uma perda que não pode ser mensurada. E há também uma perda para toda a sociedade. A cada ano, segundo dados do Ministério do Trabalho, a Previdência Social gasta R$ 11 bilhões com acidentes de trabalho”, diz o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

“Vamos unir os órgãos do governo, representantes de classe e órgãos patronais para buscar alternativas e combater as doenças e acidentes de trabalho”, explicou Paulo Kroneis, Superintendente Regional do Trabalho no Paraná.

AÇÕES - No dia 26 de abril (quarta-feira) um evento no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, fará um alerta aos trabalhadores sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil e no mundo vão servir de alerta para que os trabalhadores adotem uma postura mais preventiva.

Nos dias 26 e 27 de abril será realizado o I Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, uma promoção do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

INTERIOR - No Interior do Paraná também haverá vários eventos para promover a conscientização e o debate sobre doenças e acidentes de trabalho. Um Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho será realizado dia 20 de abril, no Senai de Londrina, e no dia 28, em Ponta Grossa. 

Nas Agências do Trabalhador de todo o Estado estão programadas atividades de informação para trabalhadores e empregadores.

DIA MUNDIAL – Em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde e Trabalho e, por isso, o mês foi escolhido no Brasil para uma abordagem mais intensa sobre a questão. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em explosão de uma mina, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. No Brasil, o dia 28 de abril é também o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

SERVIÇO

Lançamento da Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho 

Data: segunda-feira (17.04)

Horário: 16 horas

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego 

Rua José Loureiro, 574, 3° andar.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS