Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Educação

Escolas da rede estadual entram em recesso nesta sexta-feira

Terça-feira, 12 de julho de 2016


Ouvir matéria

As mais de 2,1 mil escolas estaduais encerram suas atividades do primeiro semestre nesta sexta-feira (15), em todo o Paraná. Cerca de um milhão de estudantes terão recesso de duas semanas e voltam dia 1º de agosto para completar o restante dos dias letivos previstos no calendário escolar. Os quase 100 mil profissionais da educação retornam antes às unidades escolares, pois nos dias 28 e 29 de julho serão realizados os debates da semana pedagógica.

“A semana pedagógica oportuniza formação continuada dos nossos profissionais. São promovidas discussões sobre temas importantes que afetam a vida dos estudantes e estão presentes no cotidiano da escola”, explica a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

CONQUISTAS - A secretária lembra que, ao longo do primeiro semestre, a educação do Paraná registrou várias conquistas, como a nomeação de 296 novos professores, assinada pelo governador Beto Richa no final do mês de abril. Esses novos profissionais eram remanescentes do concurso público realizado pelo Estado em 2013. Também tramita solicitação de concurso para contratação de funcionários de escolas. Nos últimos cinco anos e meio, entre professores e funcionários, o Governo do Estado já contratou 23 mil profissionais da educação. 

Além dos novos educadores, outro avanço foi o pagamento do reajuste de 10,67% aos servidores do Estado, apesar do cenário de crise nacional. “Isso foi obtido graças ao ajuste fiscal que o governo estadual fez antes do agravamento da crise”, lembrou Ana Seres.

FUNDO ROTATIVO - Desde o início do ano letivo, as escolas da rede estadual já receberam, por meio do programa Fundo Rotativo, cerca de R$ 30 milhões. Esses recursos são repassados diretamente às escolas e servem para cobrir despesas relacionadas à atividade educacional, como compra de materiais e realização de pequenos reparos. Para consultar a prestação de contas da sua escola, acesse: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/. 

INAUGURAÇÕES – A educação profissional ganhou reforços no Paraná, com as inaugurações, nos primeiros meses deste ano, dos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps) de Almirante Tamandaré, Bandeirantes e Pitanga. Cada uma dessas unidades tem capacidade para atender 1,2 mil estudantes.

FORMAÇÃO – A Secretaria da Educação também promoveu diversos eventos para o público interno, incluindo reuniões com as chefias de Núcleo, com as ouvidorias e cursos, entre eles o treinamento de formação para os gestores da educação profissional, realizado em junho para gestores de 350 unidades. O encontro, dividido em duas etapas, buscou consolidar essa modalidade de ensino, que conta com cerca de 70 mil alunos na rede estadual e contempla a política do governo de valorização dos profissionais da educação.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS