Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Agricultura

Organização mundial reconhece Paraná como área livre da peste suína clássica

Sexta-feira, 27 de maio de 2016


Ouvir matéria

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) reconheceu nesta quinta-feira (26), oficialmente, o Paraná como Área Livre de Peste Suína Clássica. O ato de reconhecimento aconteceu em Paris, durante reunião anual da OIE, com a participação dos seus 180 países membros. 

A concessão do reconhecimento é mais um passo para ampliar as possibilidades da indústria elevarem o volume de exportação, que atualmente está em torno de 10% em relação ao volume de carnes produzido no Estado. 

O reconhecimento internacional de doenças de importância para o mercado mundial, acontece anualmente, sempre no mês de maio, durante a Assembléia Geral da OIE. Junto com o Paraná, são 14 estados brasileiros e mais o Distrito Federal que obtêm esse reconhecimento, neste ano. 

ADAPAR - A conquista desse status sanitário representa o cumprimento de uma das metas da Adapar, que foi criada pelo governador Beto Richa e que completa quatro anos de atividades neste mês de maio. 

A OIE representa o braço técnico da Organização Mundial do Comércio (OMC), cujas recomendações servem de referência para os mercados internacionais decidirem sobre comércio de animais e produtos de origem animal. O Paraná é o terceiro estado maior produtor de carne suína do País. Em 2015 produziu 676,3 mil toneladas de carne e exportou 64,4 mil toneladas. 

Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, esse reconhecimento, chancelado por 180 países, atesta a robustez da defesa agropecuária e fortalece as operações comerciais com animais e produtos de origem animal no mercado global. 

A peste suína clássica já está erradicada no Paraná desde 1994, quando o Estado foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como área livre da doença. Ocorre que desde 2005, a OIE decidiu que a partir de 2015 adotaria o sistema de reconhecimento regional para essa doença, a exemplo do que já faz com doenças aviárias (como a doença de NewCastle) e a febre aftosa. 

MEDIDAS - O Paraná se preparou para apresentar o pleito com mais intensidade nos últimos anos, informou Kroetz. “Para isso foi necessário adotar medidas de biossegurança nas granjas, controle e monitoramento mais rígido no trânsito de animais, e vigilância sanitária por meio de testes laboratoriais”, disse ele. “Essas ações fazem parte de um conjunto de requisitos que obrigatoriamente são apresentados à OIE”. 

Entre as medidas estão a investigação na área de sanidade das granjas de suínos, com a realização de sorologia epidemiológica nos animais; a adoção de um sistema de proteção baseado na vigilância, auditável, com apoio laboratorial e também foram implementadas medidas de biossegurança no sistema produtivo. 

MANTER A CONDIÇÃO - Segundo o presidente da Adapar, todo esse trabalho permanece para manter o Paraná livre da doença. “Conquistar essa posição é relativamente mais simples quando temos o apoio e parceria do poder público e dos produtores, do que manter a condição, o que é mais importante”, disse Kroetz. Segundo ele, a conquista desse status sanitário aumenta a responsabilidade da Adapar em manter seguro o serviço de vigilância oficial e os produtores cuidarem da biossegurança nas granjas para evitar a reintrodução do vírus que causa a doença. 

Kroetz ressaltou que quanto mais for aperfeiçoado o Serviço de Defesa Agropecuária no Estado e quanto mais intenso for o compartilhamento das ações e responsabilidades com o setor privado, maior o reconhecimento da qualidade sanitária dos animais e dos produtos agropecuários paranaenses. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS