Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Meio Ambiente

Paraná recebe mais uma estação móvel de monitoramento da qualidade do ar

Terça-feira, 08 de março de 2016


Ouvir matéria

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) recebeu uma nova estação de monitoramento da qualidade do ar, que irá se somar às já existentes e a outras seis que serão entregues ainda esse ano. O equipamento chegou nesta segunda-feira (7). A compra de novas estações de monitoramento da qualidade do ar faz parte de um convênio assinado em 2012 com o Banco Mundial (BIRD) para modernização dos sistemas de gestão ambiental do Estado. 

O equipamento custou R$ 950 mil e foi adquirido com recursos do Banco. Ele deve ser destinado para regiões específicas do estado na qual estudos vão avaliar a necessidade de um controle maior da qualidade do ar por um período específico. “Essa estação vai nos ajudar na fiscalização da emissão de poluentes de cada região e na avaliação das nossas ações e normas que são desenvolvidas como mecanismos de controle de emissão”, explicou a chefe do departamento de tecnologia ambiental do IAP, Dirlene Cavalcanti. 

PIONEIRO - Para iniciar o funcionamento, técnicos do IAP e do Instituto Lactec (contratado pelo IAP para realizar operação e manutenção das estações) receberão treinamento da empresa fornecedora do equipamento durante essa semana. 

A estação também deverá ser adaptada para ser conectada ao sistema de monitoramento já utilizado pelo órgão ambiental. O sistema é pioneiro em todo o país e resulta de uma parceira entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobrás. 

Esse sistema e a expansão do monitoramento da qualidade do ar para demais regiões do estado é uma das contrapartidas do Estado para o investimento feito em parceria com o Banco Mundial. 

GESTÃO AMBIENTAL - Paralelamente ao trabalho de evolução do monitoramento da qualidade do ar, o IAP trabalha no desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental que unam dados de monitoramento e fiscalização para o licenciamento de novos empreendimentos no Estado. “A ideia é construir um banco de dados, com relatos sobre a emissão de poluente em cada região e, com isso procedermos uma gestão ambiental mais efetiva”, explicou a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves. 

ESTAÇÕES FIXAS - Além da estação móvel, os municípios de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa e Paranaguá também receberão estações de monitoramento da qualidade do ar fixas durante esse ano. A previsão é que a primeira a ser instalada será no Litoral do estado até abril. 

“As estações se tornam necessárias para que o IAP tenha total conhecimento das emissões em cada região do estado, podendo atuar de maneira mais preventiva. Dessa forma, conseguiremos acompanhar os principais poluentes emitidos em cada região antes de liberar qualquer novo licenciamento ambiental e garantir melhor qualidade de vida para toda a população paranaense”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. 

REFERÊNCIA - Desde a década de 1980, o Paraná se destaca no País no desenvolvimento de políticas públicas para controle de emissão de gases poluentes de fontes fixas (empresas e indústrias) e monitoramento da qualidade do ar. O IAP produz relatórios, tecnologias e normativas que são utilizadas como referências para atualização de políticas nacionais. 

Nos últimos quatro anos, este trabalho garantiu que Estado fosse o segundo a divulgar a qualidade do ar em tempo real. Em 2014, as informações passaram a ser atualizadas no site do IAP de hora em hora. 

Até 2010, este monitoramento era divulgado pelo IAP uma vez por ano em um relatório feito por técnicos em parceria com o Instituto Lactec. A partir de 2011 a divulgação passou a ocorrer através de boletins mensais. Já em 2012 esse monitoramento passou a ser transmitido à população a cada 15 dias. No ano seguinte a divulgação passou a ser diária, sempre com as atualizações dos dados do dia anterior. E em 2014 de hora em horas. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS