Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Ensino Superior

Universidades estaduais recebem mais de 64 mil inscri?es pelo Sisu

Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015


Ouvir matéria

Em todo o Brasil foram registradas mais de 2,6 milhões de inscrições nas 128 instituições que aderem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Nas universidades estaduais do Paraná, o número ultrapassou a marca de 64 mil inscrições para disputar cerca de quatro mil vagas ofertadas. 

Entre as instituições estaduais de ensino superior que aderiram ao Sisu a pioneira foi a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2014. Neste ano, a instituição recebeu 28.461 inscrições. Entre elas, mais de cinco mil candidatos escolheram a Unioeste como primeira e segunda opção de graduação. 

O curso de Medicina, oferecido no campus de Francisco Beltrão, foi o mais concorrido, com 1.434 inscrições, seguido do curso de Odontologia, do campus de Cascavel, com 1.419 inscritos. A Unioeste reserva 50% das 2.453 vagas em seus 65 cursos nos cinco campi. 

UNESPAR - A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em sua primeira participação no Sisu, teve 20.548 inscrições. No total, 16.027 candidatos participaram do processo que disponibilizou 50% das vagas de ingresso para os cursos de graduação. 

O curso mais procurado pelos candidatos foi Administração, do campus Paranavaí, com mais de 1.100 inscrições. Nesta edição, a instituição ofertou 1.484 vagas divididas entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. 

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Unespar, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, o número é expressivo em se tratando de uma experiência nova para a instituição. “Este número de inscritos demonstra o acerto da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em apoiar a indicação da reitoria para que a Unespar integrasse o grupo cada vez maior de universidades públicas que adotam esta forma de acesso democrático de estudantes aos cursos de graduação”. 

A outra instituição que teve a primeira participação no Sisu foi a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que registrou cerca de 15 mil inscrições. Os cursos mais procurados foram Medicina Veterinária, Fisioterapia e Agronomia. 

SISU - O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado zero na redação. 

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos. O resultado será divulgado dia 26. Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro. 

Fonte: AEN

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS