Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Educa??o

Escolas da rede estadual come?am a distribui??o de aulas para 2015

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2014


Ouvir matéria

As escolas da rede estadual de educação começam nesta terça-feira (9) a distribuição de aulas para o ano letivo de 2015. A resolução que organiza antecipadamente das funções de professores e pedagogos dentro das 2,6 mil escolas de educação básica, da rede comum e das especiais conveniadas, foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt, na quarta-feira (3).

A distribuição de aulas terá a participação dos cerca de 6 mil novos professores e pedagogos aprovados e classificados no último concurso público do Magistério Estadual. Estes novos professores devem comparecer nos seus Núcleos Regionais de Educação de inscrição na quinta-feira (11). A lista dos classificados e mais detalhes podem ser conferidos no edital nº 294/2014, no site da PUC-PR: www.pucpr.br/concursos/seap2013/edital.php.

A participação na distribuição de aulas agradou a pedagoga Renata Soraya Archeleiga, de Campo Largo, uma das classificadas. “Achei bem importante essa organização do Governo, pois muitos aprovados têm outros vínculos empregatícios e vão ter tempo de pedir suas exonerações. Para o Estado também, pois assim já terá uma perspectiva melhor de quantos contratos temporários vai realmente necessitar”, disse Renata.

Este é o quarto ano consecutivo que o Governo do Paraná antecipa a distribuição de aulas antes do fim do ano para facilitar o trabalho das escolas e evitar tumultos e falta de professores em sala de aula no começo do ano letivo. “A distribuição antecipada das aulas é um planejamento indispensável para a organização da vida dos professores e da escola em geral. Mas, principalmente para os alunos, que terão seu direito de ter aulas desde o primeiro dia letivo”, destaca Schmidt.

A resolução será usada por diretores, documentadores escolares, Núcleos Regionais de Educação e outros profissionais responsáveis pela distribuição de aulas. A medida organiza a vida profissional de quase 80 mil professores e pedagogos da rede estadual que podem sair para o recesso escolar tendo a informação sobre o número de aulas e os locais onde lecionarão em 2015.

A distribuição de aulas já em dezembro garante maior tranquilidade para a comunidade escolar. “Em períodos anteriores praticamente não tínhamos férias, pois ficava esse impasse. A Secretaria estabeleceu uma nova postura, que nos dá mais autonomia, pois para os gestores a distribuição antecipada assegura a equipe que teremos para trabalhar no ano seguinte, o que facilita muito os trabalhos pedagógicos da escola”, afirmou Ronaldo Pasinatto, diretor do Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais. 

As escolas da rede estadual do Paraná encerram o ano letivo na próxima quarta-feira (17). Os cerca de 1,3 milhão de alunos voltarão para as salas de aula em 9 de fevereiro de 2015, seguindo até 16 de dezembro, com um período de recesso em julho. O calendário estabelece o início e encerramento das atividades do ano letivo e garante aos estudantes as 800 horas distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.

Fonte: AEN

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS