Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Planejamento

Receita do setor de servi?os cresce 9,2% no primeiro trimestre do ano no Paran?

Quarta-feira, 21 de maio de 2014


Ouvir matéria

A receita nominal do setor de serviços cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2014 no Paraná. O desempenho é decorrente do aumento do poder aquisitivo da população e do mercado de trabalho que segue aquecido no Estado.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (20/05), as principais altas foram verificadas nos serviços prestados às famílias (12,5%), transportes e correio (10,2%), informação e comunicação (8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (6,5%).

No comparativo entre os meses de março deste ano e de 2013, a receita de serviços aumentou 7,1% no Paraná de acordo com o IBGE. O levantamento da instituição abrange o segmento empresarial não financeiro, excluindo os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel. 

A economista Suryane Nabhem Kalluf, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) avalia que os resultados demonstram que o Paraná “segue gerando empregos mais nobres e com maiores rendimentos, em maior parcela no interior do Estado”. 

No País, houve alta de 6,8% para o mês e de 8,7% no trimestre. O índice acumulado em doze meses, encerrados em março de 2014, mostra que o setor de serviços paranaense apresentou crescimento de 7,8%. A média brasileira ficou em 8,7%. 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS