Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Educa??o

Cursos t?cnicos gr?tis melhoram renda e forma??o em todo o Paran?

Quinta-feira, 05 de setembro de 2013


Ouvir matéria

Cursos grátis criados para atender à necessidade de empresas de cada região garantem melhores empregos e renda para todas as idades, em escolas de todas as regiões do Paraná. Técnico em Portos, Análises Clínicas, Biocombustível, Mecatrônica, Agroecologia, Vestuário e Floresta são algumas das ofertas da Secretaria de Estado da Educação.

A rede estadual de ensino tem 53 cursos de formação técnica oferecidos gratuitamente em 355 escolas da rede estadual, cinco centros estaduais de educação profissional, 18 colégio agrícolas e um colégio florestal. De acordo com a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Fabiana Campos Scrobot, os cursos foram pensados em acordo com as novas tendências do mercado de trabalho.

Os alunos participam de estágios indicados pelas escolas nas áreas em que estão estudando e são indicados pelas escolas para vagas de emprego em empresas conveniadas. Cerca de 80% dos alunos já saem empregados.

EXEMPLOS – Em Londrina, o Centro Estadual de Educação Profissional Maria do Rosário Castaldi, oferece o curso de mecatrônica para 200 alunos. Jaison Leonardo da Silva, 34 anos, vai concluí-lo em dezembro, mas já foi promovido na empresa. “Além de ajudar a crescer no meu trabalho, também me trouxe novos conhecimentos”, afirma. “É uma área que precisa de mão de obra qualificada, mas é muito caro na rede particular”.

O colégio conta com laboratório equipados com modernos equipamentos de robóticas para as aulas práticas. Também na região Norte, em Maringá, o Colégio Estadual João XXIII oferece o curso de vestuário para quem já concluiu o ensino médio.

SONHO – Mariléia Pereira Polillo, 57 anos, está no terceiro período do curso de análises clínicas no Colégio Estadual Euzira Correia de Sá, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. “Sempre quis fazer esse curso e se não tivesse aqui na escola eu teria que desistir desse sonho”, conta Mariléia. Ela já trabalha na área de saúde no município. “Sabia apenas a parte prática, faltava a teoria”.

Também nos campos gerais, em Palmeira, o Colégio Estadual Agrícola Getúlio Vargas, oferece o curso de agroecologia. O curso técnico é feito com as disciplinas do ensino médio.

O Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, em Paranavaí, na região noroeste, é o único do estado que tem o curso de biocombustível. “É uma área que está crescendo muito na nossa região e precisa de mão de obra qualificada”, diz a aluna Marli Isabel Andreza, que se forma em dezembro. A região Noroeste do Paraná é fortemente ligada a Agropecuária e a Produção de Etanol.

LITORAL – O curso de Portos está ampliando as oportunidades para os paranaenses que vivem nos municípios do litoral. O curso é composto por disciplinas de logísticas e administração, e amplia as oportunidades para os alunos. Além da área portuária, a formação permite que os alunos também atuem em setores de logística e administrativo em outras empresas.

Talyson Wapenik Mariano, 23 anos, estava concluindo a faculdade de Gestão Ambiental, quando decidiu fazer um novo curso. “Ficava em casa à noite, então decidi buscar novos conhecimentos que completasse o que eu estava vendo na faculdade”, conta o aluno que fez o curso técnico em portos, no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá.

Quando estagiou no Porto de Paranaguá, Talyson recebeu o convite para trabalhar na empresa em que está até hoje. “O conhecimento que eu adquiri com o curso me possibilitou começar a trabalhar no Porto, além de acesso a pessoas e novos conhecimentos que me ajudaram a desenvolver o meu trabalho”, diz.

Segundo Sueli Neco Pinheiro da Veiga, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Basílio Machado, em Antonina, a procura por vagas é grande, já que o curso é bastante abrangente e também pela quantidade de empresas ligadas ao setor portuário que estão na região. “Existem muitas empresas que absorvem essa mão de obra, mas como é um curso bem abrangente, abre oportunidade para que os alunos trabalhem em outras áreas também”, diz Sueli.

O colégio foi o primeiro do país a oferecer o curso. Atualmente são 117 alunos. A escola oferece também os cursos de turismo e meio ambiente.

Confira os cursos disponíveis em sua região: www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos/

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS