Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

NOSSA CIDADE / Geografia

NOSSA GEOGRAFIA

RIO/ACIDENTES GEOGRÁFICOS

A rede hidrográfica do município pertence a sub-bacia do Rio Ivaí. É constituída pelo Rio Keller, Ribeirão Marialva, Água Gilberto, Ribeirão Pinguim, Ribeirão Marisa, os quais fazem parte dos afluentes da margem direita do Rio Ivaí. O regime das águas é no sentido leste-oeste, não havendo quedas de água e lagos natu-rais e a navegabilidade é impraticável.

 

TIPOS DE SOLO

O Norte do Paraná tem privilégio da qualidade dos solos que foi um dos fatores pre-dominantes na sua ocupação. Na região os solos apresentam-se profundos, bem desenvolvidos e com alta fertilidade, latossolo roxo Eutrófico, a moderado, textura argilosa, terra roxa estru-turada, dando origem a um relevo suavemente ondulado. A geologia local composto por rochas basálticas, datam o Período Cretáceo da Era Mesozóica.

 

VEGETAÇÃO E CLIMA

O clima de Itambé, pode ser classificado como mesotérmico úmido, com temperatura mínima de 15º C (nos meses de Julho e Agosto) e a máxima de 25º C (no mês de Janeiro). A penetração de massa Polar Atlântica, durante o inverno ou mesmo no fim do outono provoca geadas freqüentes, sendo também responsáveis pelo desestímulo do cultivo do café nessa re-gião e prejudiciais à agricultura. A vegetação original, segundo Maack (1968) compreendia a mata Pluvial Tropical do Planalto do Interior, que se desenvolveu com exuberância sobre o solo fértil, dando origem à vegetais de grande porte, como perobas, cedros, canelas, imbuías, entre outras. Segundo o relatório municipal da EMATER-PR, realizado em 1995/1996, ainda perfazem 250 ha no município de uma mata natural e 165 ha de reflorestamento para exploração.


Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS