Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

AGRICULTURA

Come?a o plantio da soja na regi?o noroeste

Segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Última Modificação: 25/01/2017 16:39:48 | Visualizada 668 vezes

Luiz de Carvalho


Ouvir matéria

Vazio sanitário do grão

terminou na última

segunda-feira no

Paraná.

 

O recomendado é plantar

em outubro, mas quem

iniciou está confiante.

 

Mesmo com a terra seca de levantar poeira e o céu sem nuvem, dois produtores rurais de Floresta (a 28 kmde Maringá) iniciaram nesta semana, o plantio da safra 2014/2015 no noroeste paranaense. Com a previsão de chuvas a partir de amanhã, outros devem plantar na próxima semana, principalmente em Floresta, Ivatuba e Itambé, municípios que tradicionalmente iniciam as safras na região, mas a maioria deixará para fazer a semeadura na primeira quinzena do mês que vem.

 

 

Olímpio Pelizer semeou soja em 24 alqueires a 2 km da PR-317, próximo à cidade, e Flávio Kobata está cultivando 73 alqueires perto do Ribeirão Marialva. Mesmo com a baixa umidade no solo, eles começaram o plantio no primeiro dia após o fim do vazio sanitário do grão – de 15 de junho a 15 de setembro – e esperam colher a partir da segunda quinzena de janeiro para iniciar o plantio do milho safrinha e assim colher antes de possíveis geadas no próximo inverno. "Prefiro plantar com o solo seco porque a terra desta área é muito ruim para a circulação das máquinas quando há umidade", disse Pelizer. Plantando agora, ele acredita que será beneficiado com um bom regime de chuvas em novembro e dezembro, o que garantirá uma boa colheira.

 

Kobata, que já foi campeão regional de produtividade, diz que não há risco em plantar precocemente, apesar de os técnicos recomendarem o plantio na região a partir do início de outubro. Ele investiu em tecnologia e diz estar confiante que o clima vai favorecer os agricultores nesta safra. Além de ter feito boa adubação do solo, as sementes que está colocando na terra desde a última terça-feira receberam tratamento contra insetos e fungos. Ele está confiante de que poderá colher uma média de 200 sacas por alqueire, seu próprio recorde.

 

Estimativas

 

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento trabalha com a estimativa de uma produção entre 10% e 20% maior do que a safra de verão passada.
 

O espaço com soja deverá crescer em cerca de 1 mil hectares nos 29 municípios da região de Maringá, tomando área que no último verão foi destinada ao milho - 240 mil hectares deverão ser cultivados com o grão.
 

De acordo com o economista Dorival Basta, do Deral, não somente a expansão da área será responsável pelo aumento da produção na região, mas também o emprego cada vez maior de tecnologia. "A escolha de boas sementes e os tratos corretos possibilitam aumento da produção a cada safra e não será diferente agora."

 

105 PRODUÇÃO

 

É a média de sacas de soja a ser colhida por alqueire na safra 2014/2015 na primeira estimativa do Deral. 

Fonte: www.odiario.com

NA POEIRA. Semeador em operação na propriedade de Olímpio Pelizer, próxima à PR-317, em Floresta. Crédito: RICARDO LOPES
Legenda: NA POEIRA. Semeador em opera??o na propriedade de Ol?mpio Pelizer, pr?xima ? PR-317, em Floresta.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS