Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

EDUCA??O

Merenda escolar ter? 85% mais alimentos da agricultura familiar

Terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1119 vezes


Ouvir matéria

 

A alimentação escolar servida aos alunos de 2.368 escolas da rede estadual terá uma parcela ainda maior de alimentos produzidos por pequenos agricultores. O governador Beto Richa homologou nesta segunda-feira (28), junto com a apresentação dos novos equipamentos para escolas estaduais, a aquisição de R$ 32 milhões em produtos da agricultura familiar. O recurso ampliará a quantidade de 6.366 toneladas, comprados ano passado, para 11.779, neste ano, o que representa 85%.

 

 

O valor destinado a essa aquisição é um dos mais expressivos no País e amplia a participação de pequenos agricultores no fornecimento de produtos para a alimentação escolar, com mais escolas e municípios atendidos. Em 2010, o Estado destinou R$ 3 milhões para a participação da agricultura familiar na merenda, que se resumia ao fornecimento de leite.

 

 

De acordo com o governador Beto Richa, esta é mais uma conquista que envolve trabalho e esforço de vários técnicos do Estado para beneficiar os estudantes e fortalecer pequenos agricultores. “A presença desses produtos na merenda é um estímulo ao consumo de frutas e hortaliças pelos alunos, e também impulsiona a economia dos municípios e melhora a qualidade de vida das famílias”, destaca Richa.

 

 

ASSOCIAÇÕES – Para o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, a participação da agricultura familiar na merenda fortalece também o associativismo. “A ação que está levando mais qualidade na alimentação e estimulando hábitos saudáveis nos alunos também é um fator de geração de renda e de associativismo”, afirma o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.

 

 

Com mais recursos destinados nos dois últimos anos, a participação da agricultura familiar paranaense na merenda escolar subiu consideravelmente e houve também uma grande diversificação de produtos na alimentação dos alunos. De 2.472 toneladas, em 2010, para 11.779 toneladas em 2013.

 

 

Neste ano, serão 136 instituições de agricultores familiares que fornecerão alimentos para 2.368 escolas estaduais. São 83 itens de 12 grupos: açúcares, carne e ovos, cereal, feijão, frutas, hortaliças, iogurte e similar, legumes, leite, outros lácteos, panificados e sucos. Durante o ano, essa quantidade de alimentos estará presente nas escolas estaduais de 374 dos 399 municípios paranaenses.

 

 

TRANSPORTE – Outra grande vantagem da participação de pequenos produtores no fornecimento da merenda é que os alimentos não precisam percorrer grandes distâncias e chegam frescos às escolas. “O alimento produzido mais perto do consumidor final colabora com o meio ambiente, pois requer menos combustível para ser transportado”, avalia Jaime Sunye Neto, superintendente de Desenvolvimento Educacional.

 

 

Para melhorar o fornecimento da agricultura familiar na alimentação escolar a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação (Celepar) desenvolveram um sistema eletrônico, que permite a classificação dos produtores conforme proximidade entre o produtor e as escolas, entre produtores orgânicos, sazonalidade do produto e produção de comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas.

 

 

“Em poucos anos, o Paraná tornou-se referência no fornecimento de gêneros da agricultura familiar na alimentação escolar e isso de deve também a grande organização das instituições como Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e o entusiasmo da equipe de técnicos da Educação que abraçou esta nova proposta”, destaca Márcia Cristina Stolarski, diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria Estadual da Educação.

 

 

ORGÂNICOS – Dentro do edital de chamada pública da Agricultura Familiar, a Secretaria Estadual da Educação prioriza e incentivo aos produtores orgânicos, que recebem 30% a mais pelo mesmo item pago ao produto convencional. A medida começou em 2011 e é um dos fatores que ajudou o Paraná a triplicar o número de escolas que colocam alimentos orgânicos na merenda. Naquele ano, foram beneficiadas 40 escolas, em 24 municípios.

 

 

Em 2012, o número passou para 414 escolas, em 68 municípios, e a quantidade de alimentos orgânicos oferecidos aos estudantes saltou de 9 para 660 toneladas. Neste ano, serão fornecidas 2.357 toneladas de alimentos orgânicos na merenda escolar, em 69 municípios paranaenses. “Ampliamos na merenda das escolas cerca de 30% os produtos orgânicos, oriundos da nossa agricultura familiar. Nunca houve isso. Além de garantir uma alimentação mais saudável, estamos contribuindo para fortalecer a agricultura familiar do Paraná”, declarou o governador Beto Richa.

 

 

O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paraná (Acopa), Neilton Agner Júnior, elogiou o edital do governo de chamada pública para pequenos produtores. “É exemplo para o Brasil. Em dois anos o Paraná avançou muito e com essa prática, as escolas diminuem o uso de enlatados e processados, que estão sendo substituídos por produto natural, cultivado bem perto das escolas”, declarou Agner.

 

 

O presidente da Acopa estima que cerca de 20 mil pequenos produtores, entre orgânicos e convencional, são diretamente beneficiados pelo edital de aquisição da agricultura familiar do Governo do Estado para a merenda.

 

 

Além de fornecer o alimento, os produtores também estabelecem uma relação direta com as escolas. “Muitos desses pequenos agricultores vão até as escolas conversar com as merendeiras, informam quando e quais os produtos que serão entregues para que elas façam o planejamento das receitas”, disse Agner.

 

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

A alimentação escolar servida aos alunos de 2.368 escolas da rede estadual terá uma parcela ainda maior de alimentos produzidos por pequenos agricultores. O governador Beto Richa homologou nesta segunda-feira (28), junto com a apresen Crédito: Foto: Jonas Oliveira/ANPr
Legenda: A alimenta??o escolar servida aos alunos de 2.368 escolas da rede estadual ter? uma parcela ainda maior de alimentos produzidos por pequenos agricultores. O governador Beto Richa homologou nesta segunda-feira (28), junto com a apresen

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS